Editorial

Contador de visitas

Dicionário/Enciclopédia

Palavra:
 

Previsão do Tempo

Usuários pelo mundo

Quem sou

I - Dados Pessoais:

Nome: Antônio Mauro Paiva Mororó
Filiação: Antônio Mororó Sobrinho e Maria Paiva Mororó
Profissão: Militar e Agropecuarista
Data e Local de Nascimento: 11.09.1935 (registrado como nascido em 11.07.1934), na Fazenda
Cabeceiras, as margens do Riacho Carnaúba, no pé da Serra das Cobras, no município de Santa Quitéria-CE.
Nesta foto estou com mais ou menos um ano de idade, e no fundo vemos a casa de taipa em que nasci.
Estado Civil: Casado, esposa: Antônia Magaly Parente Paiva Mororó.

 

 

Na foto acima, vemos a Magaly com 2 anos de idade, e ao fundo local onde é hoje o Centro Pastoral de Santa Quitéria

II - Formação Escolar:
Curso Primário: aprendeu as primeiras letras ainda na Fazenda Cabeceiras com sua tia Águida Paiva André. Em 1945 veio para a Cidade de Santa Quitéria, onde estudou inicialmente na Escolinha Santa Cecília que tinha como proprietária e única professora, Lourdes Benevides de Mesquita, posteriormente ingressou no Grupo Escolar Júlia Catunda, onde cursou até o 2º ano primário, passando depois a estudar no Educandário Santa Quitéria.


1º. Grau - Escola Técnica de Comércio Carlos de Carvalho Fortaleza – CE - Escola Ciências e Letras Belém-PA.

Foto 1
Foto 1á
Foto 1a

A foto n° 1 e1a foram tirada no final de 1953, quando eu era aluno da Escola Técnica de Comércio Carlos de Carvalho-Fortaleza – CE e soldado da Base Aérea de Fortaleza, e foto 1a é a foto da Magaly mais ou menos na mesma época.

Foto 2
Foto 3

Na foto n° 2 e 3, de junho de 1954, em Belém, quando era aluno da Escola Ciências e Letras Belém-PA, e 3º Sargento servindo em Belém-PA.

2º. Grau - Escola Antônio Rodrigues Alves - Guaratinguetá São Paulo-SP.


Foto 4
Foto 4a
 
Foto 4b
 
Foto 4c

Foto 4 é do início da década de 60, quando era aluno da Escola Antônio Rodrigues Alves - Guaratinguetá São Paulo-SP. e 2° Sargento, servindo na Escola de Especialistas da Aeronáutica, com sede em Guaratinguetá-SP, a foto 4a é do início de 1960, época em que ficamos noivos; foi tirada ao lado de um obelisco em homenagem ao centenário de emancipação do município existente na praça da Matriz em Santa Quitéria, a foto 4b é da mesma época e foi tirada as margens do Rio Paraíba do Sul, vendo-se ao fundo a cidade de Aparecida do Norte, onde fica a Padroeira do Brasil. A foto 4c traz a Magaly grávida de 9 meses do Arquimedes, ou seja, em janeiro de 1962.

3º. Grau - Escola de Oficiais Especialistas da Aeronáutica - Curitiba- PR., Curso de Formação de Oficiais - 1964;

Foto 5
Foto 5a

Na foto 5, foi tirada, em dezembro de 1964, por ocasião de minha Declaração a Aspirante a Oficial da Força Aérea Brasileira; a foto 5a mostra além da minha pessoa, a Magaly e o Arquimedes com 3 anos incompletos.

- Escola Politécnica de Pernambuco - Recife-PE., onde concluiu o Curso de Engenharia Elétrica, modalidade Eletrônica - 1971;



Foto 6

Foto 6, foi tirada em dezembro de 1971, no dia de minha Colação de Grau como Engenheiro.

- Escola de Aperfeiçoamento da Aeronáutica - Cumbica-SP., Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, 1980;



Foto 7


Foto 7, tirada em 1980 por ocasião do Curso de Aperfeiçoamento. Estão comigo da direita para esquerda: eu, um colega que não lembro o nome, Olívio e o Mesquita que é Médico, os outros são da Arma de Comunicações.

- Universidade Federal Rural de Pernambuco, Curso Básico de Zootecnia, concluiu os cinco primeiros períodos 1985;
- Universidade Vale do Acaraú - UVA Curso de Pedagogia em Regime Especial, com Habilitação em Matemática e Física, 2005.

-Faculde Tecnológica do Nordeste- FATENE- Curso de Especialização em História, a nível de pós graduação,2008.
-Faculde Tecnológica do Nordeste- FATENE- Curso de Especialização em Português e Literatura, a nível de pós graduação, em andamento.

III - Cursos Realizados
- Instrutor, Escola de Especialistas da Aeronáutica- Guaratinguetá-SP.;
- Atualização Técnica em Equipamento de Comunicação e Auxílio a navegação Aérea, IPV (Instituto de Proteção ao Vôo), do Centro Técnico Aeroespacial, São José dos Campos-SP.;
- Dispositivo de Estado Sólido IPV/CTA - São José dos Campos-SP.;
- Sistemas de Dispositivos Digitais IPV/CTA São José dos Campos-SP;
Curso Técnico, abrangendo VOR, ministrado pela Wilncox Eletric, de Kansas City Missouri EUA, foi realizado no IPV;
- Operação e Manutenção de Multiplex - Centro de Treinamento da Phillips, Santo Amaro-SP.;
- Operação e Manutenção de Equipamentos de microondas, também realizado no Centro de Treinamento da Phillips, Santa Amaro-SP.;
- Curso de Aperfeiçoamento de Professores de Física do Ensino Médio, promovido pelo MEC/ CAPES-SENTEC-SEECITECE-SEDUC, realizado no CVT de Santa Quitéria.

IV - Cargos Ocupados
- Professor nas áreas de Eletroeletrônica, Ciências Físicas e Matemática, Escola de Especialistas da Aeronáutica, Guaratinguetá-SP;
- Chefe da Divisão de Manutenção e da Divisão de Operação do Serviço Regional de Proteção ao Vôo de Recife-PE;
- Comandou a implantação de vários projetos importantes na de área de Proteção ao Vôo, tais como: instalações dos Sistemas de Pouso por instrumento no Aeroporto de Recife-PE. e no Aeroporto 2 de Julho em Salvador-BA. Participou também da instalação de equipamentos semelhantes aos de Recife e Salvador, no Aeroporto de Congonhas-SP;
- Chefiou a instalação dos equipamentos de proteção ao vôo, inclusive Estação de Rádio e Centro de Transmissores, do Aeroporto de Campina
Grande-PB;
- A bordo dos aviões tinha a função de navegador e responsável pelas comunicações, voou cerca de 500(quinhentos) horas em missão militar;
- Coordenador do Campus Avançado da Universidade Vale do Acaraú, em Santa Quitéria-CE., de janeiro de 1996 a setembro de 1997;
- Exerceu a função de Diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Rodoviário, DEMUTRAN, de Santa Quitéria-CE, no periódo de fevereiro de 2006 à janeiro de 2009.

V - Carreira Militar
- Ingressou na Base Aérea de Fortaleza no dia 02/01/1953; 3º. Sargento, 1955; 2º, Sargento 1957; Aluno da Escola de Oficiais 03/1963; Aspirante a Oficial, 12/1964; 2º. Tenente -1965; 1º. Tenente 1967; Capitão 1974; Major 1980 (por merecimento); Tenente Coronel, 1983 (por merecimento).
- Condecorações: Medalha de Bronze, Medalha de Prata e Medalha de Ouro, como reconhecimento pelos bons serviços militares prestados à Força Aérea Brasileira; Medalha Mérito Santos Dumont, por destacados serviços prestados à Aeronáutica Brasileira.

VI - Distinção
Título Honorífico de Irmão Emérito, da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, como reconhecimento aos serviços excepcionais prestados à Irmandade, à Igreja e ao Brasil.